domingo, 17 de abril de 2011

Plágio na Redação II

Ola gente,

Estava eu lendo um TCC de uma aluna, quando me deparei com a seguinte frase:


"Considerando a história do brinquedo em sua totalidade, o formato parece ter uma importância muito maior do que se poderia supor. Na metade do século XIX, percebe-se como os brinquedos tornam-se maiores, vão perdendo aos poucos o elemento discretivo; minúsculo e agradável,. Quando mais a industrialização avança, mas o brinquedo subtrai-se ao controle da família, tornando-se cada vez mais estranho não só as crianças, mais também aos pais."

Digitei esta frase no google e tive uma grande surpresa...

No TCC intitulado A IMPORTÂNCIA DO BRINQUEDO E DO ATO DE BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DE CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS escrito por Ana Patrícia B. Falcão e Rafaela de Oliveira Ramos disponível em http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/monografias/IMPORTANCIA_BRINQUEDO_ATO_BRINCAR.PDF defendido junto a Universidade da Amazônia em Belém-PA para obtenção do título de Bacharel em Psicologia em 2002 consta a mesma frase na página 12.

Já no TCC intitulado O CONTEÚDO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL  escrito por Marilisa Teresinha de Paula disponível em http://ged.feevale.br/bibvirtual/Monografia/MonografiaMarilisaPaula.pdf  defendido junto ao Centro Universitário FEEVALE em Novo Hamburgo-RS para obtenção do título de Licenciatura em Educação Física em 2007 consta a mesma frase na página 23.

O interessante é que o trabalho de 2007 (FEEVALE) teve banca examinadora composta por dois membros sendo um especialista e um mestre, além do orientador. Ou seja, esse trabalho passou pela mão de TRÊS PESSOAS.

Será que o trabalho foi realmente lido? Será que foi desleixo? Excesso de trabalho? Falta de atenção?...

E a aluna (inclusive a minha) pensou sobre a tal da ÉTICA? e o orientador (inclusive eu) será que eu consegui sensibilizar meus alunos sobre a questão da redação e do plágio?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...