sexta-feira, 21 de junho de 2013

Estrutura política na Suécia.

Estranhamente este vídeo tem desaparecido de alguns perfis.
Pois bem, recomendo baixar o vídeo e colocar no seu perfil.
Mantenha-o em seu computador e se "sumir", poste novamente.

Você, que é professor, também pode utilizar este vídeo para travar uma discussão em sala de aula comparando o "lá" com o "cá".

No primeiro momento, apresente o vídeo e pergunte o que eles conhecem sobre a estrutura dos poderes no Brasil, em seguida solicite uma pesquisa sobre a estrutura do Executivo e Legislativo no Brasil (Federal, Estadual e Municipal). Caso a escola possua sala de informática você poderá fazer junto com eles.

Depois construa um quadro de "privilégios" ou "direitos" que eles tem, faça a discussão e, por fim, solicite uma produção textual com a opinião dos alunos.

Essa produção textual pode ser publicada, após a correção coletiva", em blogs, página do face, jornal da escola, mural ou aonde mais achar necessário, inclusive na minha própria página que está a disposição.

Duração: 4 aulas aproximadamente.
Conteúdos Conceituais: Estrutura Política, Poderes Executivo e Legislativo. Deputados Federal e Estadual, Senadores e Vereadores. Presidente, Governador e Prefeito. Monarquia e República. Presidencialismo e Parlamentarismo.
Conteúdos Procedimentais: Atenção ao vídeo, Discutir em grupo, Apresentar seu ponto de vista através da oratória e da escrita, Pesquisar em mídia eletrônica.
Conteúdos Atitudinais: Desenvolver a consciência crítica sobre a estrutura política do Brasil e ter discernimento para comparar com outros países. Postar-se criticamente diante de eventuais regalias que alguns membros dos poderes brasileiro possam ter.

Avaliação: Construção do quadro de "privilégios ou "direitos" - Produção textual

http://www.youtube.com/watch?v=MA7T0AkTBdI&feature=youtu.be

Prof. Ivan Claudio Guedes
Geógrafo e Pedagogo
icguedes@ig.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...