terça-feira, 22 de setembro de 2015

TERREMOTO DEIXA 11 MORTOS NO CHILE

TERREMOTO DEIXA 11 MORTOS NO CHILE

Reportagem do Jornal Hoje da Globo apresenta diversas informações erradas sobre os conceitos de terremoto





Em 16/09/2015 um terremoto sacudiu novamente o Chile e se alastrou por vários pontos do Continente Americano. Infelizmente houve mortes. Porém, o Jornal Hoje da Rede Globo, aquele que passa durante a hora do almoço, cometeu alguns equívocos sobre os conceitos básicos que permeiam o entendimento sobre "terremotos".

No vídeo abaixo eu separei em partes para que pudesse analisar conceitualmente cada um dos erros apresentados.

A reportagem cometeu várias "gafes", seja pela informação de que a Placa de Nazca e a Placa Sul-Americana estão se "separando", seja pela confusão entre as escalas Richter e de Mercalli ou seja, ainda, pela afirmação de que não existem grandes terremotos no Brasil.

Pois bem, recomendo assistir o vídeo, curtir e compartilhar...

Já pensou se alguém assiste isso e responde de forma errada em um concurso público, em um vestibular, ou em uma prova na escola (e ainda vai discutir com o professor, uma vez que viu na Globo?).

Não sei quem foi o professor consultado na USP. Também não sei quem foi o redator e o revisor do Jornal. De qualquer forma, o estrago foi feito. Cabe agora discutir tais conceitos e aprender de forma correta.

Sobre os terremotos no Brasil, quem acompanha meu blog sabe que meus cursos de Mestrado e Doutorado tiveram como objeto de pesquisa "Terremotos pré-históricos no Brasil", também chamado de "Neotectônica". Quem quiser saber mais sobre esse assunto, clique aqui e veja alguns artigos.

O vídeo original da Rede Globo se encontra neste link: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/09/terremoto-deixa-dez-mortos-no-chile.html

A minha análise, está logo abaixo.

Um forte abraço
Ivan C. Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...