domingo, 9 de dezembro de 2012

Liderança segundo Churchill


Diz-se que, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a Inglaterra passava por seus dias mais obscuros, o país tinha dificuldade de manter alguns homens trabalhando nas minas de carvão. 

Muitos queriam desistir desse trabalho ingrato, sujo e perigoso para ingressar no serviço militar, o qual garantia mais atenção e apoio do público. Contudo, o trabalho nas minas era crucial para o sucesso da guerra, pois, sem o carvão, os militares e o restante da população ficariam em uma situação difícil. Assim, o primeiro ministro, Winston Churchill, encontrou-se certo dia com milhares de mineiros e falou sobre a importância deles para a guerra e como o que faziam poderia contribuir ou arruinar o objetivo de manter a Inglaterra livre.

Churchill desenhou uma imagem de como seria quando a guerra terminasse: uma grande parada que honraria as pessoas que lutaram nela.

Primeiramente, desfilariam os combatentes da Marinha; em seguida, os pilotos da Força Aérea Real; logo depois, estariam os soldados e, por fim, viriam os homens cobertos de fuligem com capacetes de mineiros. Ele disse ainda que alguém até poderia questionar: “Onde vocês estavam durante os dias críticos da batalha?” e, então, 10 mil vozes responderiam: “Estávamos nas profundezas da terra, com nossos rostos enfiados no carvão”. Conta-se que lágrimas rolaram pelas faces daqueles homens endurecidos, que retornaram àquele trabalho inglório com incisiva determinação após relembrarem o papel que estavam desempenhando no nobre objetivo de seu país de preservar a liberdade do mundo ocidental. Eles entenderam que o objetivo era mais importante que a função.

CANDELORO, R.; ZANIM, M. Aprenda como desenvolver equipes vencedoras. Disponível em: http://www.3lsolucoes.com.br/desenvolver.pdf. acesso em 19 de out de 2012.


Mais do que liderar uma equipe, o exemplo acima deve nos trazer a luz de que todos fazemos parte de um grupo. Cada um tem sua função social dentro de um objetivo. Cabe ao líder enxergar isso e fazer o barco funcionar.
Prof. Ivan Claudio Guedes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...