Andreia Aparecida Paim
Ivan Claudio Guedes
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar a discussão sobre a indisciplina
escolar no ensino fundamental I, trazendo uma visão de disciplina em diferentes
contextos históricos, dos pontos de vista filosófico, sociológico e psicológico
cotejando com as concepções atuais. Trata, também, de como são vistos os alunos
tidos como indisciplinados, o aspecto de pais e escola onde cada qual julga
seus culpados. Apresenta-se a opinião de autores, pensadores e estudiosos de diferentes
contextos sobre o conceito de indisciplina e as concepções de que estes alunos
ainda em formação de caráter, personalidade e moral possam ser conjecturados
como indisciplinados, bem como a discussão de que se realmente há indisciplina
nesta idade ou se a criança está se formando como individuo. O trabalho é
seguido de pesquisa de campo realizada com professores através de entrevista
apresentando a visão dos professores atuantes no ensino fundamental I sobre
este tema. A indisciplina é vista na escola como um problema em que a
culpabilidade principal é da formação do indivíduo, sendo o maior responsável a
família, que muitas vezes não compartilham com a instituição a educação escolar
do aluno e discute-se a cumplicidade entre ambos para que se possa ter uma
solução viável para este percalço. A pesquisa de campo traz a opinião de
educadores, que é composto por questionário com perguntas abertas e fechadas.
Cada professor deu seu ponto de vista sobre a indisciplina e as comparações com
o pesquisado por meio bibliográfico. Espera-se que este trabalho tenha
contribuído com a discussão sobre a indisciplina e que possa servir de
referencial teórico para aprofundar o entendimento sobre este problema, que não
é novo.
Palavras-chaves: Disciplina. Escola.
Indisciplina.
Revista Método do Saber, Ano 6, número 7 - 2014.
Artigo completo: http://famesp.com.br/novosite/wp-content/uploads/revista/revista_famesp/7_edition/
Página 37
Nenhum comentário:
Postar um comentário